Como Estudar para Concursos


Se você está entrando no mundo dos concursos agora, deve estar se perguntando o que é preciso fazer para ter sucesso. Não existe uma receita exata que lhe dará a aprovação imediata, mas existem dicas de quem já tem experiência no setor. O principal a se ter em mente é que tudo depende de você.

Confira a seguir algumas dicas de como estudar para concursos e aumentar as suas chances de ser aprovado.

Como Estudar para Concursos Públicos

O primeiro passo é ter foco. Não adianta ficar estudando para vários concursos diferentes que possuam conteúdo programático variado. Você acabará se perdendo em meio a tantas matérias e não conseguirá dominar bem nenhuma delas.

Se você realmente pretende estudar para mais de um concurso simultaneamente, opte por editais compatíveis e semelhantes um ao outro, para facilitar sua rotina.

Comece pelo Edital

Antes mesmo de pensar em começar a estudar as matérias, estude o edital. Este é um erro primário de quem vai direto ao conteúdo e sequer conhece o edital do concurso que almeja.

Aproveite para pesquisar sobre a banca. Ignorar que elas possuem diferenças essenciais é outro erro que lhe fará demorar mais para ter sua tão esperada aprovação. Descubra quais são as exigências da banca, o que ela mais cobra e do que gosta.

Organização e Saúde

Para começar os estudos, organize-se. É preciso ter um planejamento, uma estratégia e uma rotina. A disciplina dos concurseiros é o que os leva um passo a frente.

Mas de nada adianta não respeitar os limites do seu corpo. Respeite seus sinais de cansaço e nunca deixe de dormir 8 horas por dia. Frases do tipo “concurseiro não dorme” é a receita certa para falta de produtividade. O ideal é que a cada uma hora de estudo, você descanse de 15 a 20 minutos.

Quando sua mente estiver cansada demais, e você estiver pulando linhas do texto sem perceber, é sinal de que não há mais concentração e daqui pra frente é perda de tempo e desgaste do corpo. Se você achar que pode ir além dos seus limites, poderá gerar um cansaço tão grande que o dia seguinte será praticamente perdido, e seu corpo ainda pode demorar alguns dias para ser recuperado.

Material de Estudo

Procure utilizar o material adequado para os estudos, evitando usar anotações de outras pessoas. Esse tipo de ajuda é pessoal e pode atrapalhar o seu raciocínio e até lhe passar informação incorreta. Por isso, tenha sempre suas próprias apostilas e PDFs.

Estabeleça um equilíbrio coerente às suas dificuldades, priorize aquilo que lhe é mais difícil, mas não deixando de dedicar um tempo de estudo para todas as matérias. A ordem de matérias, o tempo ideal de estudo e o plano do dia é com você. Analise seu tempo, seu objetivo, suas dificuldades e trace metas diárias de acordo com as suas necessidades. Lembre-se de não exceder o seu limite para não chegar à exaustão.

Estudar na véspera da prova ou poucas horas antes de realizar o concurso atrapalhará mais do que ajudar. O nervosismo e a ansiedade aumentam e você terá maiores dificuldades em absorver o conteúdo. Então, o melhor é se esquecer do concurso no dia anterior e aproveitar para relaxar. Dedicação é o segredo do sucesso!

Assista, abaixo, a um vídeo com o Prof. Flávio Monteiro de Barros, com mais dicas de como estudar para concursos:

Posts relacionados